22 de dezembro de 2017

EU VOS ANUNCIO UMA GRANDE ALEGRIA, É NATAL!

Estimados irmãos e irmãs, Feliz Natal! 

Chegamos a este dia tão lindo e especial. A solene liturgia que celebra este grande mistério nos faz mergulhar na grandeza e na beleza de tudo o que o Senhor realizou e continua realizando pelos seus filhos e filhas.

No Natal o Senhor cumpre a promessa feita há muitos séculos pelos profetas. Ele se fez carne e habitou entre nós. Grande, grandiosíssimo presente de Deus para seus filhos. Quanto amor, misericórdia, ternura, providência neste gesto do Pai. Tudo por amor. Só o amor é capaz de tudo dar.

As palavras do anjo continuam ressoando por toda a terra: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é Cristo Senhor” (Evangelho missa da noite: Lc 2,1-14). Não é uma notícia, um acontecimento qualquer. Nasceu o maior entre todos, o nosso Deus se fez homem. É Jesus Cristo que está entre nós.

Amados irmãos e irmãs. Hoje somos nós os portadores desta alegria e desta boa notícia. Precisamos emprestar nossa voz ao anjo, ao Senhor, para continuar gritando ao mundo: “Nasceu o Salvador! Alegremo-nos! Vamos ao seu encontro!”

Esta notícia não pode ficar parada, escondida, abafada porque é a maior, a melhor de todas as notícias. Todos os meios de comunicação deveriam fazer uma chamada exclusiva, especial, porque algo de extraordinário aconteceu: Deus menino nasceu. Mas como eles não o fazem, façamos nós.

Esta alegria deve permanecer, perpassar todos os dias da nossa vida. Esta boa notícia precisa ser anunciada sempre por todos os cristãos, por aqueles que ao fazerem a experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo, deixam Ele transformar sua vida. Este transbordamento da alegria deve contagiar a todos os que estão a nossa volta.

O Verbo, a Palavra que é Deus, veio fazer morada em nosso meio (Evangelho missa do dia Jo 1,1-18) para nos ensinar como devemos viver e manifestar o amor misericordioso de Deus. A misericórdia tornou-se pessoa e pode ser tocada, sentida, acolhida. A Palavra que nunca passará é a luz que brilha nas trevas e jamais se apagará.

Alegremo-nos, pois é Natal! Celebremos com nossa família, amigos, na comunidade este grande acontecimento histórico com o desejo de viver mais para Ele, pois Ele deu a vida por nós. Nele somos filhos de Deus e assim carregamos esta marca indelével recebida no Batismo.

Feliz Natal para todos nós que vamos celebrar este acontecimento que renova a nossa fé. Assim nossa esperança continua viva. Nossa alegria aumenta. A paz enche nossos corações e Ele mesmo faz aí morada. Feliz de quem acolhe o nascimento de Jesus em sua vida.

Manifestamos nossa alegria e nossa gratidão a Deus por este grande presente que Ele nos deu. Este que é o maior de todos os tesouros e quem o possui não se torna pobre, pelo contrário, tem a maior de todas as riquezas.

Mais uma vez, Feliz Natal!

Saudações.

Pe. Hermes José Novakoski
Pobre Servo da Divina Providência